Acessibilidade
Fonte Maior
Contrastes
Mapa do Site
Libras
Redefinir
×
ATENDIMENTO: De Segunda á Sexta das 07:00 ás 11:00 das 13:00 ás 17:00
Saúde Casos de malária Município de Colniza 2024 SAÚDE E SANEAMENTO
Casos de malária Município de Colniza 2024
quinta, 12 de dezembro de 2024

A malária é uma doença infecciosa, aguda e febril, causada por parasitas do gênero Plasmodium. É transmitida pela picada de mosquitos do gênero Anopheles, também conhecidos popularmente como (mosquito-prego), são mosquitos de hábitos noturnos, se alimentando durante toda a noite, mas preferencialmente ao anoitecer e ao amanhecer.

Os principais sintomas da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica).

O município de Colniza, vem apresentando uma redução significativa nos casos de malária nos últimos cinco anos, passando de 1.441 casos em 2019, para 155 casos em 2023, apresentando uma redução de 89% dos casos.

De janeiro a novembro de 2024, o município registrou 145 casos de malária, apresentando uma redução de apenas 1% no número de casos, quando comparado com o mesmo período de 2023. A malária se concentra hoje no município, principalmente no Distrito Três Fronteiras, onde o fluxo de pessoas de diferentes estados e municípios é mais intenso, principalmente entre trabalhadores do garimpo e serrarias. Dos 145 casos positivos em 2024 apenas 53, foram diagnosticados, pelo município e 92 por outros municípios, todos eles pertencente ao estado de Rondônia.

O Setor de endemias, da Secretaria de Saúde do município, vem intensificando o combate de malária na região, realizando ações de diagnóstico, controle e prevenção da malária na região do Três Fronteiras, Taquaruçu do Norte, Roosevelt e Guariba, áreas consideradas endêmicas para a doença. Até novembro de 2024, o município realizou cerca de 1.712 exames de malária na população.

A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito e distribuído, unicamente pelo SUS. Ao sentir qualquer um dos sintomas, procurar o Posto de diagnóstico e tratamento mais próximo.

Postos de diagnóstico e tratamento de malária:

• Colniza (Centro): Posto de saúde Rural I, AV do Contorno

• Distrito do Guariba: Ubs João Capitani, AV Norte Sul

• Taquaruçu do Norte: Ao lado da escola Valmir Rangel do Nascimento

• Distrito Três Fronteira: UBS Tenório Pereira da Silva


TEXTO: Departamento de Endemias
FOTOS: Departamento de Endemias